Receita da batata gratinada - fácil e rápida! Blog Nunca Fiz

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Receita da batata gratinada - fácil e rápida!



 Recentemente encontrei uma receita de batatas gratinadas, gostei tanto da ideia que resolvi experimentar, na verdade nunca tinha pensado em usar as batatas dessa forma. Nós que amamos batatas já criamos todo tipo de receita, é cozida, é frita, assada e por ai vai, todas são deliciosas.

Nós vamos utilizar a batata inglesa como base da nossa receita, mas caso queira usar outros ingredientes como a mandioca também dá pra fazer, sempre posto muitas ideias de pratos saudáveis e vocês me mandam mensagens pedindo as receitas, por isso estou começando a gravar todas as receitas ou pelo menos tirar fotos e colocar aqui no blog para que vocês possam repetir em casa. 

Pra mim é importante que você me siga no instagram ou no meu canal do youtube, pois é uma forma de retribuir meu trabalho, ultimamente os ingredientes  para qualquer receita tem ficado cada vez mais caro e como não somos ricos e famosos ainda dependemos dos centavinhos do adsense. 

Esse é o meu canal:


Esse é o meu instagram: 





Vamos a  receita!
Você vai precisar de 1 kg de batata inglesa, eu usei um pouco menos de um quilo, mas essa quantidade vai depender de quantas pessoas você vai servir. Lave as batatas, descasque e por último corte elas em rodelas grossas, de 1cm se possível, coloque em uma panela e deixe cozinhar até ficar "al dente", nem muito mole nem muito dura e separe. 





Agora vamos preparar o que eu chamo de recheio, usei meia linguiça calabresa, tirei a pele e cortei em cubinhos pequenos mesmo, nessa parte você pode substituir a linguiça por bacon, também fica ótimo.
coloque na frigideira para fritar, não precisa colocar óleo na panela pois a linguiça já solta muito óleo, quando estiver bem douradinha acrescente cebola picadinha em pedaços pequenos e pimentão verde, deixe dar uma leve fritada e desligue o fogo, separe.




A parte do molho também é fácil de fazer, usamos 02 caixinhas de creme de leite, mas se achar necessário coloque um pouco de leite para complementar ou acrescente mais uma caixinha.
Em uma panela coloque uma colher de sopa de margarina, 03 dentes de alho bem amassados para fritar na margarina, quando estiver dourado acrescente o creme de leite, mexa bem e acrescente outros temperos a gosto, como pimenta do reino, sal e desligue o fogo.

Vamos a montagem! 
Usei uma forma comum mas poderia ser um refratário de vidro daqueles que podem ir ao forno.
Comece colocando um pouco de molho pela forma, coloque as rodelas de batatas por cima fazendo camadas. Sendo a primeira camada de molho, a segunda batatas, a terceira molho, a quarta nosso recheio de linguiça calabresa, batatas e por fim o restante do molho e fatias de queijo mussarela. 
Leve ao forno por 30 a 40 minutos  por 180 graus.


Fica uma delícia! Espero que façam em casa. 


2 comentários:

  1. Adorei a receita e já coloquei no meu caderno para exercitar a cozinha no fim de semana.
    Que tal fazer uma visitinha no meu blog,se gostar torne-se seguidora,ficarei muito feliz,bjus.
    Livrospassoapasso

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou ☺️
    Faça porque é maravilhoso 😌
    Beijos!

    ResponderExcluir

About Me