Para a divulgação dos seus produtos na internet é importante ter fotos bonitas e de qualidade, mas o grande problema é criar cenários que se conectem com o público. Hoje vamos te ajudar a fazer fotos de qualidade com seu celular e com cenários incríveis!
Quando começamos a empreender temos tarefas demais para uma pessoa só e é normal achar que não vamos dar conta, são áreas diferentes, desde administração do negócio até a produção de conteúdo para redes sociais, e pior do que ter tarefas de áreas diferentes é ter que apender tudo do zero, não é mesmo?
Não se preocupe que aqui a gente te ajuda:
CORES
As cores influenciam muito, transmitem mensagens e por isso vamos ver os significados das cores e o que queremos de fato transmitir para o cliente através das nossas fotos e vídeos.
É importante entender que as variações das cores podem trazer sentimentos diferentes, um exemplo é o amarelo, alguns tons podem passar otimismo e outros podem aparentar doença, então analise também os tons e como serão usados, combinações com outras cores por exemplo.
Agora que já sabemos sobre as cores e tons vou te dar mais uma dica:
Use paletas de cores, vá no Pinterest e pesquise quais cores combinam entre si, vai ser bem mais fácil, existem vários tipos de combinações, um exemplo são as monocromáticas:
Essas cores trazem uma harmonia, uma paz, uma vibe tranquila e ai que você consegue criar um conceito para sua foto/ video. Qual produto se encaixaria nessa paleta? um travesseiro ? quais objetos se encaixam nesse contexto ?
São perguntas que você vai fazendo e testando, vamos para mais um exemplo:
Olha o azul ai de novo, nessa proposta o tom mais escuro e o vermelho de forma complementar, trás força, atitude, por isso é tão importante estudar o que o seu público quer/ espera do seu produto para criar os cenários e até a identidade visual da marca.
E pra fechar a questão cores com chave de ouro, nesse post AQUI temos um passo a passo para criar imagens como essa ai de cima, com sua própria paleta de cores.
Você aprendeu até agora como as cores podem te ajudar a criar um conceito, transmitindo a mensagem certa para o seu cliente, assim como trazer a sensação de calor, frio e até épocas do ano como nas imagens abaixo.
 |
Cores vibrantes: paleta tropical |




Como Criar cenários para as fotos de produtos ?
Agora que temos um conceito/ tema podemos brincar com objetos que remetem a cena que queremos trazer nas fotos. Por exemplo produtos de skin care:
Conceito: Fresh, água, limpeza, refrescante, iluminado, beleza, feminino.
Cores que transmitem isso : azul claro, verde claro, branco, transparente, rosa claro
Objetos que podem compor o cenário: Espelho, piscina, toalhas
As cores claras e transparência transmitem algo limpo, fresco e leve. Pra replicar essa foto você pode usar papéis do tipo celofane transparente, uma iluminação do sol indireta.
Na mesma pegada essa outra imagem trouxe frutas, é a sensação de natural, do fresco, você até imagina como será o produto na pele olhando apenas para a fotografia.
Conceito: Fresh, água, limpeza, refrescante, tropical, feminino
Cores que transmitem isso : rosa claro, vermelho, branco, laranja, amarelo e verde
Objetos que podem compor o cenário: frutas
Agora vamos para outro produto, a ideia aqui é mostrar que qualquer área podemos fazer esse esquema, assim podemos adaptar com o tipo de produto, sabor, objetivo e etc.
Lingerie
Esse produto tem duas vertentes, as peças mais confortáveis para o dia a dia da mulher e as peças mais sexys para eventos especiais por exemplo a noite de núpcias.
A sacada é mostrar o produto no local onde a cliente usaria, no quarto, no banheiro, é algo mais íntimo e precisa trazer confiança.
modelo dia a dia
Conceito: Conforto, feminino
Cores que transmitem isso : Rosa, vermelho, branco, azul claro
Objetos que podem compor o cenário: edredom, tecidos acolchoados como toalha, revistas




Modelo sexy:
Conceito: sensual, calor, paixão, atitude
Cores que transmitem isso : vermelho, laranja, preto
Objetos que podem compor o cenário: maquiagens, perfumes, salto alto
Conhecendo bem seu público e seu produto é mais fácil de saber onde é melhor fotografar, por isso falamos tanto do conceito, mas agora queremos falar de fotos que quebram padrões, porque é assim que se inova no mercado, com conceitos criativos e ousados.
"Protocolos foram feitos para quebrar"
Alguém disse isso no bom sentindo tá ? hahaha
As famosas fotos dentro dos mercados foram uma onda muito legal e louca, não acha ?
Se você tem uma loja de roupas, talvez o mercado seria o último lugar que ia pensar para tirar suas fotos de look não é ? Mas alguém fez e virou febre.
Ainda assim, tem conceito, a modelo está inserida no dia dia do público, e ainda assim tem estilo e claro muito ousado. Isso quer dizer que dá pra pensar diferente também, dá pra fazer brincadeiras, descontração, afinal nem todas as marcas querem passar uma vibe sóbria e séria.
Assim como uma pizzaria pode investir em fotos com a galera, tem que pensar onde consomem seu produto, quando e quem faz isso.
Eai, gostou ? Deixe seu comentário!