segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Como é morar em São Paulo ? Pontos positivos e Negativos


Se por algum momento você pensou em morar na cidade de São Paulo, essa é  a oportunidade de conhecer a realidade, o que você vê na TV não é a mesma visão de quem mora ou trabalha na região.
Conversamos com pessoas que nasceram em outras cidades e que hoje moram em São Paulo, outros que vieram apenas visitar, e também com quem trabalha percorrendo toda a cidade.
Assim vamos começar com os pontos positivos de morar na Capital.

Trabalho 
O trabalho é sem dúvida o que mais chama a atenção de quem mora fora da cidade, é um atrativo pelo fato de ter grande concentração de empresas e oportunidades para novos negócios, sendo assim a principal razão de viver em São Paulo é o trabalho, melhorar de vida, ter chances de aprendizado, socializar com pessoas de todos os ramos, porém a especialização é o caminho mais fácil para conseguir um emprego, um salário melhor.



Variedades
Quando digo variedades, quero apontar para produtos e serviços diferenciados que você pode encontrar na cidade, um exemplo é a Rua 25 de Março e seus arredores, facilidade de encontrar tecidos, bijuterias, objetos de decoração, roupas; na Rua Santa Ifigênia podemos encontrar peças de computadores, de jogos, materiais eletrônicos de todos os tipos. O bairro da liberdade também oferece alimentos e produtos orientais que talvez não encontre com tanta facilidade em outros locais. Além disso a cidade tem alguns Hospitais que estão na lista de  melhores da América Latina, de acordo com a revista América Economia, são eles Hospital Albert Einstein, localizado no bairro Morumbi, Hospital Samaritano em Higienópolis, Hospital Alemão Oswaldo Cruz na Bela Vista, entre outros.



Alimentação

São Paulo é um polo gastronômico, aqui no nosso blog e também lá no instagram já falamos de vários locais para se comer bem, todo tipo de comida, de qualquer lugar do mundo, de qualquer preço.
Claro que isso volta no primeiro tópico onde falamos que existe grande chances de trabalho, por isso se quer empreender e trazer uma comida típica de algum lugar, lanches diferentes, tenha certeza que vai encontrar seu público aqui.
Morando fora dos centros também temos opções de comida boa, aliás a cidade possui 14 Mercados Municipais, e claro que você já ouviu falar do Mercado Municipal que fina no centro, lá você pode comprar queijos, frutas, doces, vinhos e claro o tal sanduíche de Mortadela  tão famoso.



Lazer 
Vamos começar pelos estádios de futebol,  os principais são:
 Estádio do Morumbi ( São Paulo Futebol Clube) Também aontece grandes shows internacionais
 Arena Corinthians  Eventos e shows, fácil acesso transporte público, pois atravessando a passarela temos acesso ao shopping que também é ligado ao terminal de ônibus, metrô e trem.
 Allianz Parque ( Arena Palestra Itália), fácil acesso ao metrô e terminal de ônibus, acontece shows nacionais e internacionais.
Estádio Pacaembu Possui um centro esportivo, onde o acesso é gratuito, com piscinas, ginásios e salas de ginástica, com aulas gratuitas de Handebol, futsal e Natação. Além disso abriga o Museu do Futebol.





Museus 
A grande quantidade de Museus na cidade chega assustar, e a maioria está situada no centro, melhor ainda para aproveitar em um único passeio, alguns são pagos como a Pinacoteca, mas possui dias da semana  que o acesso é gratuito, além disso o CCBB ( centro cultural banco do Brasil) tem fácil acesso, próximo ao metrô, Catedral da sé, Solar da marquesa de Santos, mosteiro de São Bento, Patio do Colégio e o melhor dá pra fazer tudo isso a pé, as visitas são rápidas e com muitos lugares para tirar fotos, um roteiro bem turístico e super educacional.




Alguns museus em São Paulo:
Pinacoteca
Casa das Rosas
museu do Ipiranga
Centro Cultural Banco do Brasil  
Solar da Marquesa de santos 
Catavento 
Museu da Arte Sacra 
Memorial da resistência
Memorial da América Latina
entre outros.

Agora vamos falar dos pontos negativos já que nenhuma cidade é só mil maravilhas:

Falta de segurança
O ponto mais discutido aqui é a falta de segurança, São Paulo é uma cidade grande e com muita gente, parece fugir do controle das autoridades e por isso  não se pode andar nas ruas sem se preocupar, hoje não podemos dizer que existe bairros totalmente seguros, mesmo vivendo em bairros melhores a segurança ainda assusta. Passando pelo centro velho encontramos muitos moradores de rua, dependentes de drogas e claro muitas "casas" em locais inapropriados, terrenos invadidos e cheios de barracas.

Educação
Quero apresentar aqui dois pontos importantes, um deles é a falta de educação das pessoas, digo isso porque já estive em outras cidades, conheço muita gente de outros estados e é meio vergonhoso expor algo do tipo, mas tente entrar em contato com funcionários nos comércios, nos ônibus, táxis; meus amigos  e parentes dizem que não conseguem informação nas ruas, as pessoas passam direto sem ao menos olhar, não respondem bom dia, boa tarde. Claro que existem pessoas educadas aqui, mas parece ser uma característica nossa, o medo talvez de ser assaltado, as pessoas parecem ser mais frias e não se importarem tanto com os outros e isso leva a outro ponto negativo.

A cidade hoje está bem suja, em toda esquina você pode ver grandes quantidades de lixo, principalmente os bairros mais afastados do centro, e a culpa não é da Prefeitura, pois aqui disponibilizam os Ecopontos, são locais para jogar entulho, na cidade existe mais de 60 e mesmo assim alguns mal educados insistem em jogar nas ruas próximas, ou até mesmo do lado de fora.

Agora sim vamos falar de escolas e faculdades, embora possua muitas escolas e faculdades o ensino na capital não é dos melhores, as escolas públicas são largadas e a forma de ensino comparado com outros estados é bem fraco. Possuímos muitas faculdades, a maioria particular e por isso apenas um vestibular é necessário para entrar, o importante para eles é o valor da mensalidade que vão recolher.

Qualidade de Vida 
Morar em São Paulo exige muito de nós, embora a cidade tenha transporte público, para atravessar a cidade você precisa usar o ônibus, metrô e até o trem. Pra quem está na zona leste e pretende chegar no centro de transporte público pode levar até duas horas, fora o gasto já que o valor do ônibus está em R$ 4,00 reais. Agora de carro pode levar bem mais de 2 horas, fora os valores de estacionamento no centro que podem chegar até R$ 30,00 reais a hora, e não podemos esquecer de quem mora nas cidades próximas que pagam pedágios altos para chegar em São Paulo.

O custo de vida é bem relativo, porém os aluguéis são altos, o que nos força a morar em bairros mais afastados do centro, sendo assim um gasto maior de transporte público, gasolina, estacionamento e mais.
As escolas de alguns bairros decepcionam bastante  e alguns pais fazem o sacrifício de pagar escolas particulares para que seus filhos tenham boa educação e então mais gasto, existem escolas boas em São Paulo, cursos gratuitos mas se entrar no site da prefeitura vai ver que apenas alguns bairros possuem a infraestrutura, geralmente estão próximos ao centro.

Me sigam no Instagram!








@Way2themes

Follow Me