Cheguei aos 30 me questionando o porque todos pareciam ter uma casa bacana, um carro novinho, família, casamento, faculdade, trabalho que pague um salário maior que a média; porque parecia que todos a minha volta tinham chegado ao momento da vida onde o sucesso estava estampado na cara, menos na minha, que carregava problemas e mais problemas, que tipo de vida era essa que eu estava levando ? Eu queria ter sucesso!
No dicionário, sucesso é ter êxito, mas na vida real depende do que você acredita, para minha vó o sucesso tem haver com seus filhos vencendo na vida, uma casa feliz e cheia de netos, para meu pai o sucesso é alcançar seus objetivos e ver que é capaz de realizar seus planos, pra mim o sucesso é ter uma casa grande no interior com as minhas galinhas e uma hortinha, mas talvez a sociedade entenda diferente.
Você será bombardeado com informações e imagens de pessoas que foram consideradas alguém de sucesso, mas pela visão da sociedade, poder, riqueza e fama. Ter um emprego em uma multinacional, morar num apartamento minúsculo na paulista, andar com o carro do ano.
Aqui em são Paulo é comum pagar um valor alto em um apartamento extremamente pequeno, localizado próximo ao metrô, ter uma casa grande já é considerado um certo luxo, conversando com meu avô lembro do que ele dizia, lá no norte ( nordeste, especificamente alagoas, mas ele fala assim então quis preservar) não era fácil emprego, mas eles podiam plantar, podiam ter seus animais e pelo menos o alimento não ia faltar, quando ele veio pra são Paulo, passou muitas dificuldades, pagar aluguel, sustentar 07 filhos, encontrar um ou dois trabalhos para dar uma vida razoável para todos eles.
Hoje também penso que a cidade pode ter cara de oportunidades, trabalho e sucesso, mas a vida simples do campo também é fartura, quando eu digo vida simples não é só a vida rural, mas a vida fora do que as redes sociais ditam.
Estar num emprego perto de casa é sucesso, só por não precisar se deslocar de um lado da cidade para outro, poder acordar um pouco mais tarde. Ter um carro mais antigo pra mim é ótimo, seria um fracasso ter um carro mais novo e não conseguir pagar as parcelas, me endividar apenas para mostrar que venci na vida.
Uma vida simples não quer dizer deixar de sonhar, deixar de ir atrás, mas é ser feliz com as suas conquistas, com o que você pode fazer hoje, muitos de nós não aproveitamos a nossa vida para ficar remoendo um sucesso inexistente, ser famoso ? Ter um carro do ano ? Uma vida luxuosa ?
As pessoas compram coisas e fazem coisas pelo sentimento, ter uma roupa da marca x pode ser somente o desejo de ter status, se sentir confiante, ser exclusiva, talvez de pertencimento, assim como alguém que compra uma casa tem desejos de segurança, liberdade.
Isso tudo nos mostra que não é errado desejar ter ou conquistar, mas se sentir bem no que você vive, vou dar um exemplo muito particular:
Acordar cedo na sua casa, poder tomar um café da manhã com a sua família, ter um trabalho próximo de casa, ter seu carro, poder ir de vez em quando num bom restaurante, poder tirar férias uma vez no ano, viajar com a sua família, ter pessoas por perto que querem o seu bem.
Essa qualidade de vida, é um sentimento forte, mas que não tem haver com ter rios de dinheiro, mas poder viver bem sem se preocupar, não tem haver com fama, mas poder ter família e amigos com você, não é ter poder, mas estar em paz com as suas coisas.
Talvez seja a idade, talvez seja as dores que a vida nos causa, mas a simplicidade é muito mais rica do que você imagina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário