Pratos deliciosos inspirados no Catar Blog Nunca Fiz

terça-feira, 10 de maio de 2022

Pratos deliciosos inspirados no Catar

Há poucos meses para a Copa de 2022 que será realizada no Catar, país que faz fronteira com a Arábia saudita e o Golfo Pérsico, considerado o pais mais rico do mundo por conta do seu PIB (Produto Interno Bruto). A economia do país é baseado na exploração de petróleo e gás natural , por conta do clima desértico não era possível produzir alimentos frescos, sendo assim ficavam a mercê dos países a sua volta, mas de uns anos pra cá começaram a sua produção com a agricultura biológica.  
Sabemos que a sua capital Doha, assim como São Paulo não tem muitos pratos típicos, a culinária do país é a Árabe, com influências indianas e asiáticas. 

Alguns pratos árabes já são conhecidos aqui no Brasil, conhecemos bem a cultura libanesa que podemos considerar um dos primeiros povos árabes a imigrar para o nosso país, com os conflitos no oriente médio o fluxo de imigração desses povos nunca terminou, e cada vez mais abraçamos essa comunidade, sua cultura, suas comidas típicas e muitas das vezes adaptadas ao nosso paladar.  



O charuto de couve tem muitas releituras, feito também com acelga, geralmente é recheado com carne moída e servido com molho de tomate, mas há quem prefira uma refeição sem carne e utilize o grão de bico para rechear. 




O Homos de grão de bico também é um prato  muito servido nos países árabes, a receita é feita com o grão de bico bem cozido, processado até virar uma pastinha, juntando limão e pasta de gergelim, o famoso Tahini. A ideia é poder comer com pães, torradas, saladas, é delicioso e serve muito bem de entrada nas refeições. 



Catar também possui uma grande população indiana, por isso receitas indianas por lá fazem sucesso e o exemplo disso é o Arroz Biryani, um arroz super temperado com frango, diria que há semelhanças para a nossa famosa galinhada, mas na receita indiana o arroz é cozido com cardamomo, canela, cravo, cominho, gengibre, folha de louro, açafrão e hortelã. 
Além disso todos os ingredientes precisam marinar por pelo menos 12 horas, o arroz utilizado também é diferente do nosso, o arroz basmati.




Aqui em São Paulo, temos alguns restaurantes árabes bem famosos, pra quem não tem muitas habilidades na cozinha é uma ótima opção visitar o restaurante Nour, localizado na Rua dos Pinheiros, 1277 - Pinheiros. Embora a família seja libanesa, muitos pratos da cultura árabe são servidos lá com preços muito bons e com toda família trabalhando com muito carinho e dedicação. 



Aqui no blog já ensinamos a fazer um prato árabe, o Babaganoush, feito com beringela e Tahini, se você quiser ver a receita Clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me