Marmita parecia algo específico para quem passava o dia fora de casa trabalhando ou então para quem estava seguindo alguma dieta rigorosa, como as atrizes, atletas, somente quem queria ter uma alimentação rápida e eficiente.
Porque fazer marmitas para a semana ?
Essa é a melhor forma de economizar atualmente, por conseguir evitar desperdícios dos alimentos, a regra é simples: comprar alimentos frescos, lavar, cortar e preparar.
O maior benefício é no valor gasto, pois a preparação total dos alimentos rende muitas porções, evita o desperdício, proporciona uma refeição mais saudável e ainda assim sobra tempo para as outras tarefas durante a semana.
As marmitas podem ser feitas em um único dia da semana, por isso é importante se preparar quanto aos alimentos que vai usar, é recomendado ir a feira antes de começar os preparos, pois as verduras e legumes dão mais volume ao prato, aumenta a saciedade, deixando a refeição mais leve e saudável.
Quais alimentos podem ser congelados ?
A grande maioria dos alimentos podem ser congelados, porém precisam passar por uma espécie de pré-cozimento, conhecido como branqueamento, colocar os legumes em água fervente por alguns minutos e retirar antes mesmo de estar moles, cozidos demais.
Essa técnica pode ser usada em cenoura, chuchu, espinafre, couve e ervilhas, é preciso ter cuidado ao fazer o mesmo processo com as batatas e abóboras, pois elas perdem a textura e ficam com gosto estranho.
É recomendado fazer esse processo e logo após armazenar em saquinhos transparentes, vasilhas plásticas próprias para ir ao congelador e colocar a data, esses alimentos devem ser consumidos em até 03 meses.
Atenção ao uso de potes de vidro, os alimentos devem ter um espaço para respirar, isso porque o alimento congelado expande e pode quebrar o vidro. Sempre coloque a porção abaixo da quantidade original do vidro.
O cardápio da semana deve ser pensado estrategicamente,seguindo a estação do ano, por exemplo, cada alimento tem sua época de abundância e preço baixo, então prefira fazer receitas de acordo com os alimentos da estação.
No inverno aproveite os carboidratos, como mandioca, mandioquinha, batata e abóbora para fazer caldos e congelar. Já no verão faça potes de saladas prontas sem tempero, assim duram mais tempo e ficam fáceis para uma refeição de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário