Como e onde anunciar seus produtos na internet ? Blog Nunca Fiz

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Como e onde anunciar seus produtos na internet ?




Quando começamos um negócio ou quando sentimos que o movimento está fraco decidimos procurar formas de atrair clientes, queremos divulgar e nem sempre sabemos como e onde. 
Hoje vamos conversar abertamente sobre a questão parceria e sobre outras formas de alavancar o seu negócio, seja ele pequeno ou grande, é preciso conhecer de perto como funciona e como isso pode agregar,  trazer melhores resultados.

Depois do BUM com os influenciadores muitas empresas decidiram investir nessa forma de marketing, porém para quem não tem conhecimento pode ser enrolado muito facilmente, digo isso tanto para os empreendedores ou para os novos influenciadores. 

O que é parceria e COMO DEVERIA FUNCIONAR ?

Parceria deveria ser uma troca, os dois lados devem ganhar, ou seja se você é dono de uma padaria e decide fazer uma parceria com um influenciador, espera um certo resultado e o influenciador espera um pagamento, seja em forma de produto/ serviço ou dinheiro. Mas afinal qual tipo de resultado o influenciador pode te trazer ? 

* Confiança - Os seguidores confiam no que o influenciador diz, se ele recomenda o bolo de milho da sua padaria certamente os seguidores vão entender que ali há qualidade.
* Visibilidade: Seu produto/ serviço estará sendo exibido para uma quantidade "x" de pessoas que podem ser um público com grande potencial. 
* Educar - Sim, o influenciador pode educar o público em questão de como consumir seu produto, como lidar com seu negócio em si, talvez uma novidade no mercado ou algo do tipo.
*Solução de problemas: Pode mostrar sua empresa como solução de algum problema, vamos voltar a padaria, se você atende Delivery 24h o influenciador pode mostrar para o seu público que em uma emergência conseguiu comprar "x" produto a qualquer hora do dia.

Quais os problemas devem ser notados antes de negociar com um influenciador digital? 
Existem grupos em todas as redes sociais onde eles trocam seguidores, curtidas e comentários, isso significa que nada daquilo é real, seu produto será enviado como presente para alguém que não vai te trazer retorno algum.
Além disso é importante ter cuidado com quem divulga essas frases " Preciso de patrocinadores", " preciso de parceria ", pois a verdade é que todo mundo precisa de trabalho e mendigar mimos não é uma forma de conseguir.
Antes de "fechar" a famosa parceria veja realmente quem é essa pessoa, qual é o público alvo dela, será que tem haver com o seu negócio ? 
 * Se tiverem dificuldades peça o mídia kit atualizado e todos os prints necessários para comprovar o alcance daquele influenciador.





Quais são as formas de divulgação na internet ?
Você pode divulgar seu negócio através do Facebook ads, nada mais é do que pagar para eles exibirem o seu anúncio para o público desejado. 
Pode também criar uma conta no Instagram  e começar do zero, pensar em cada foto, stories, forma de engajamento e ir construindo seu público.
Em geral todas as redes sociais são perfeitas para divulgação, a questão aqui é entender cada uma delas e conseguir atrair o público desejado. 
Um exemplo disso é o Pinterest, você sabia que  antes de uma compra os usuários acessam a rede social  para tomar uma decisão ? Ou seja, se alguém pensa em comprar um vestido, acessa o site para ver modelos  e formas de usar o produto, se esse possível comprador acessa a imagem do seu vestido, clica sobre a imagem e é redirecionado para o seu site a possibilidade de fechar o pedido é grande! 

Para ter uma noção maior vou utilizar o meu Pinterest como exemplo, há uma postagem no Blog Nunca Fiz ( aqui mesmo heheh), em que sua visualização foi mais de 40 mil e no Pinterest alcançou 200mil.
Mas essa nem é a questão, os seguidores lá do pinterest comentavam e me enviavam perguntas o tempo todo de onde comprar aquele produto, mas como era apenas uma inspiração não consegui achar a loja.

Isso que acabei de fazer aqui ninguém vai dizer abertamente por ai, estou sendo totalmente sincera e falando abertamente, pois sei a dificuldade de conduzir um  negócio e ainda ter que saber lidar com o marketing, mídias sociais, é muita coisa para uma única pessoa gerir.

Quero te mostrar aqui que as vezes podemos procurar uma saída fora da caixinha, você quer ter visibilidade então precisa saber quem é seu público e fazer uma mistura de técnicas, que tal usar o seu influenciador para fazer uma postagem com scrpit elaborado juntamente com sua empresa ? 
Senta com ele/ ela e decidam juntos uma forma que irá chamar atenção da galera, tente em outro  mês fazer divulgação no Facebook Ads. 

Aqui no Blog já trabalhamos há 05 anos, nessa caminhada a autora ( eu mesma) já passou por muitas situações, embora seja formada em design gráfico, já estudei um pouco de marketing e como autora e influenciadora já cai em muita cilada, empresas grandes que queriam usar nossa visibilidade mas não queria fazer uma troca justa.
É  difícil para os dois lados se você não tiver o mínimo de conhecimento, e pra falar a verdade eu te entrego todo esse conteúdo praticamente de graça, por isso pense que a tal " parceria" que aceitamos produtos nem sempre será eficaz, deve ser bem planejado, o influenciador precisa ter conhecimento para impactar o público alvo, precisa de equipamento para trazer uma boa imagem do produto serviço, enfim é uma mistura de conhecimento e vivência.

Hoje oferecemos a possibilidade da sua empresa aparecer aqui para ser visto tanto no blog como no Pinterest, ou seja 06 Milhões de views por mês lá, mas as empresas tendem a ter preconceito pelas formas criativas e não convencionais, eu entendo dá medo mesmo de investir em algo que possa não dar retorno, mas vou te contar uma história de uma empresa que já apareceu aqui.

A empresa x pesquisou seu nome na internet e o primeiro site que apareceu foi o nosso, com uma resenha super sincerona, me procuraram e resolveram fazer um trabalho. 

Quando criamos uma postagem em um blog, as palavras estão na busca do google e não importa se postou agora ou há 10 anos atrás, essa é a diferença das outras redes sociais, elas são momentâneas e se você pesquisar " Resenha da padaria do seu Antônio" não aparecerá nenhum conteúdo para o instagram/ facebook e twitter, você vai ler um conteúdo rico de informações em um BLOG.

E se Você trabalha com hotéis/ pousadas sabe o valor da avaliação do seu cliente, quantos blogs por ai contam como acessar a cidade turística X,  em qual pousada ficar, onde comer, isso é muito valioso!

Espero ter te ajudado da melhor forma possível, com muito amor e carinho, sem cilada, sem te falar só o óbvio, por isso se tiver dúvidas estou aqui para te responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me