Abasteça seu congelador e pare de perder tempo cozinhando! Blog Nunca Fiz

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Abasteça seu congelador e pare de perder tempo cozinhando!



Se tem algo que todos nós compartilhamos é uma vida corrida e, muitas vezes, o desejo de ter comida pronta em casa. Mas, para que isso aconteça, é preciso organização.

Muita gente diz que odeia comida congelada, sem perceber que, em restaurantes e docerias, praticamente tudo é congelado e apenas finalizado na hora de servir ou enviar. Essa lógica de organização usada em cozinhas profissionais pode, sim, ser aplicada em casa — e é isso que quero mostrar.

Basta observar a cozinha de um restaurante de Yakisoba: saquinhos com legumes já descascados, pré-cozidos e porcionados. Existe um trabalho anterior para que, na hora do preparo, esteja tudo pesado, separado e pronto para uso.

Tenho iniciado esse processo em casa, comprar kits de marmitas congeladas é uma mão na roda, eu adoro, mas financeiramente nem sempre é viável. 
Então comecei pelos básicos:

frango cozido e desfiado
cheiro-verde lavado e picado
alho-poró limpo e cortado

Só com isso já surgem muitas possibilidades. Depois vieram os hambúrgueres e as almôndegas, os bolinhos de batata, bolinhos de mandioca, sopas, caldos e até morango congelado.

No começo, parece difícil estar sempre preparando algo para congelar, mas a ideia é simples: cozinhar um pouco a mais. 
Vai fazer um escondidinho de carne? Cozinhe mais batata, monte uma porção em um pote de plástico ou vidro, tampe bem e leve ao congelador. Fez uma sopa gostosa? Antes de servir, já separa uma porção e congela. Aos poucos, o estoque começa a crescer.

O erro mais comum é querer congelar porções grandes para a família inteira. Assim, você perde espaço no freezer e se cansa rápido de tanto cozinhar. Congelar porções menores facilita muito o dia a dia.




 Se ficar doente e não conseguir cozinhar, é só descongelar um caldo de legumes e um saquinho de frango desfiado. Se receber visita, dá para descongelar morango e fazer uma vitamina ou até uma geleia para servir com torradas.

No início, eu congelava apenas frango e temperos. Depois vieram os hambúrgueres e as almôndegas. Em seguida, os bolinhos de batata. Agora, cheguei ao estágio dos pães.

Neste fim de semana, por exemplo, tinha pão de milho caseiro no congelador. Preparei a massa durante a semana, assei, esperei esfriar completamente e congelei em saquinhos. No sábado, tirei um deles para descongelar enquanto fazia o café e depois coloquei na air fryer por cerca de 20 minutos. O pão ficou quentinho, macio e com gosto de recém-feito.

O próximo passo são as lasanhas e as massas caseiras. Quero deixar lasanhas pré-prontas no congelador, usando marmitinhas de alumínio, para levar direto ao forno ou à air fryer. Além de mais prático, é muito mais saboroso do que as opções prontas do mercado. 
No Natal, fiz um nhoque de mandioquinha e todos adoraram, por isso quero preparar uma boa quantidade para congelar e me salvar nos dias de cansaço.

Na minha opinião, ter comida no congelador deixou de ser luxo e virou necessidade. Manter tudo abastecido exige tempo, atenção e constância, mas tem me salvado várias vezes.

 Depois do Natal e do Ano Novo, por exemplo, não consegui comprar frutas e fiquei desesperada. A solução estava no freezer: morango congelado. Fiz uma geleia simples, deixei esfriar, coloquei em potes e, ao longo da semana, acrescentei iogurte natural, chia e aveia. Lanche pronto para a semana inteira.








No fim, não é sobre perfeição ou estoque cheio. É sobre cuidado com o tempo, com o dinheiro e com a rotina. Ter comida pronta no congelador é uma forma silenciosa de facilitar a vida.

Como me preparar ?

Carne moída - kibe - almondegas - hamburguer

Acém pedaços - carne cozida ( congelar e comer com pão) - escondidinho ( pronto na marmitinha de amluminio para gratinar) 

Morango congelado - Vitamina - geléia 

Lasanha - fazer em marmitinhas de aluminio ( assar somente quando for consumir)

Batata/ mandioquinha/ mandioca - nhoque - pães - escondidinho- bolinhos recheados 

Legumes variados - Caldos e sopas

Peito de frango - Temperar os filés e congelar em saquinhos difrentes temperos prontos para fritar - cozinhar e desfiar ( guardar sem tempero para encrementar outras receitas) 

Farinha de trigo - pães - tortas- bolos ( fazer a massa, assar , aguardar esfriar totalmente e congelar em saquinhos)

Frutas - congelar para fazer geléias, vitaminas, congelar poupas para fazer suco

Esse é o melhor jeito de pensar na hora de fazer suas compras, alimentos que possuem uma grande variedade de pratos, e lembrar que fazer receitas do zero como pães tortas e bolos é uma forma de economizar e ter comidas gostosas em casa a qualquer momento.

Espero ter te ajudado de alguma forma e até o proximo post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me