No início de tudo, temos gênios como Da Vinci, pintor, matemático, físico e tantas outras áreas dominava, Michelangelo, Galileu Galilei, Salvador Dali, que fizeram grandes descobertas, principalmente no mundo da arte.
A cada ano que passa a nossa referência de arte muda para algo mais próximo de nós, é como perguntar para cada geração da sua família sobre a genialidade da música, mas sabemos que os gênios já vieram e nos deixaram muitas obras; porém é aqui que entra o primeiro ponto sobre a criatividade, quando essas grandes personalidades eram vivas, eram feitas descobertas, era feito tudo do zero, mas a cada ano que passa viram apenas referência, o que faz nosso trabalho ser sempre uma cópia de algo que já foi inventado.
Quando perguntam sobre como ter mais criatividade, querem algo rápido, entendo que nos dias de hoje a internet nos proporciona informações em segundos, ao rolar o feed das redes sociais podemos ver videos criativos e engraçados, mas se você trabalha nessa área é como uma demanda, as fábricas funcionam assim, terminou 10 produtos, faça mais 20, faça mais 30 unidades e nunca será suficiente.
A criatividade é o conjunto das suas referências e suas vivências, logo é a sua visão de mundo, o que no início é legal, mas durante a demanda vai perdendo a força, mesmo que você acesse a IA e pesquise ideias de posts, ideias de video, ela não tem esse poder, a sua visão de mundo é única!
Ao pesquisar no Pinterest ideias para praticar a minha escrita e também exercitar a minha imaginação, encontrei listas com "escreva sobre um dia triste", " Fale sobre um sonho" e ao meu ver seria pessoal demais e não exercita o poder do meu cérebro. Essas listas em que você se compromete a escrever por 30 dias seguidos sobre assuntos aleatórios é a solução para quem anda travado e sem ideias pela demanda das redes sociais.
Na faculdade tive aulas de desenho, não sabia desenhar nem com palitinhos, porém na primeira aula de desenho o professor te entregava uma lista de 45 dias com desenhos aleatórios e no final do semestre precisava entregar para avaliação.
Aprendi que o fato de praticar todo dia te faz ter uma nova visão, para quem desenha sabe, é necessário ver as formas e sombras para reproduzir, esse novo olhar fui adquirindo durante o semestre.
Lembro que nessa lista você podia encontrar algo como parafusos, árvore, talheres, garrafa, carro, paisagem e quanto mais exercícios mais facilidade, por isso hoje vou criar uma lista para que você exercite a sua escrita criativa e após os 30 dias com certeza estará em um novo nível!
Lista para escrita criativa
1- Descreva uma cidade imaginária
2- Uma história contada do ponto de vista de uma xícara
3- Uma história sobre uma elevador que acessa épocas diferentes ao invés de andares
4- Descreva o primeiro dia em um planeta recém descoberto
6- Escreva sobre uma invenção que deu errado
7- Reescreva uma cena histórica porém com algum detalhe absurdo
8- O último lugar da terra onde ainda existe eletricidade
9- Descreva um lugar específico a partir de sons e cheiros
10- Escreva sobre um produto que ainda não existe
11- Escreva sobre a rotina dos pássaros
12-Um romance entre objetos de um escritório
13- Descreva com detalhes a produção de um bolo
14- Escreva uma história em que o vilão é um sentimento
15- Escreva sobre uma padaria que vende sonhos de verdade
16- Escreva sobre uma familia do interior na cidade
17-Escreva a vida em zoológico pela visão dos animais
18- Escreva sobre um mapa que muda toda vez que alguém o abre.
19- Escreva sobre a sociedade das flores
20- Escreva uma história com características bem brasileiras ( como o caramelo)
21- Escreva sobre uma experiência offline
22- Descreva a rotina do seu personagem favorito
23- Escreva uma história de intrigas e fofocas entre galinhas
24- Escreva sobre uma biblioteca dos sentimentos
25- Escreva sobre uma visita intrigante
26- Escreva sobre um planeta oculto
27- Escreva sobre um desastre em um casamento
28- Escreva sobre a escola fantasma
29-Escreva sobre um diário mágico
30- Escreva sobre nuvens de algodão
Nenhum comentário:
Postar um comentário