A ansiedade é algo tão comum nos dias de hoje e mesmo assim parece que estamos desassistidos, como se ainda ninguém compreendesse e pior do que isso é sentir sem saber como agir, parece que não temos mais controle de nada e fica difícil ir adiante na vida com tudo isso dentro da gente.
Hoje vim compartilhar os meus métodos nada comprovados, coisas que descobri tentando melhorar, tentando não sentir essa dor no coração, então se você está buscando algo comprado por médicos, esse não é o lugar.
Aprendi recentemente que alguns problemas na nossa vida podem ser modificados, um exemplo, tenho fobia social e quando vou sair tenho medo do que as pessoas vão pensar sobre minhas roupas, ou meu cabelo. ( exemplo fictício) O que eu deveria fazer a respeito disso ? Se minha autoestima está prejudicada por conta das minhas roupas ou do meu cabelo, porque eu não procuro um cabelereiro ? ou porque não estudo sobre as melhores roupas para meu corpo ? Isso daria mais confiança e me ajudaria nessa questão, concordam comigo ?
Então a primeira coisa que aprendi é resolver aquilo que me incomoda, seja na aparência, seja na saúde, em qualquer área, não posso ficar sofrendo atoa, quando eu posso resolver as coisas, ou pelo menos tentar.
Tenho um livro em casa há muito tempo, resolvi ler novamente já que eu não lembrava mais do que se tratava, e pra minha surpresa ele se encaixa exatamente com o que eu tenho passado. O poder do hábito mostra estudos sobre os hábitos e como funciona nosso cérebro, embora seja um livro grande, logo no início já temos puro ouro.
Com esse livro aprendi que os hábitos ruins podem ser identificados e alterados, além disso, podemos criar novos hábitos, não vou saber explicar como eles, mas vale a tentativa:
Precisamos de uma deixa, uma rotina e uma recompensa; por isso você pode se encontrar numa situação em que pretende iniciar um novo hábito e não consegue, porque provavelmente não há recompensa alguma.
Tentando ser mais clara, Você quer iniciar os exercícios físicos, mas se não obter nenhuma recompensa por isso, seu cérebro vai entender que há muito esforço ali, como ele pretende economizar o máximo de energia , logo você não quer mais se esforçar e manter essa rotina.
Como isso me ajudou ? Em um momento que percebi a crise de ansiedade chegando como um furacão, iniciei alguns agachamentos, e não parei até sentir sem fôlego, nesse momento percebi que a ansiedade não tinha se instalado, ela saiu e eu me senti feliz, consegui evitar o que eu mais temia.
Essa foi a minha recompensa, então nos domingos quando minha ansiedade sobe lá em cima, já me preparo com uma sequencia de exercícios do youtube, em casa mesmo, do meu jeito estabanada. É um alívio e me ajuda dormir.
Percebi também como ter uma rotina me ajuda, sabe quando você faz coisas e sente como se tivesse chegado até o fim ? Olha conclui essa atividade! Isso me faz sentir uma pequena felicidade,
Então criei rotinas que me fazem muito bem, como acordar mais cedo para tomar um café com calma, é um momento meu, onde faço um suco de couve e água de coco uma tapioca e por fim meu café com leite, a casa está em silêncio e os pássaros lá fora cantando ( eles gritam mais do que cantam kkk).
Mas quando eu consigo acordar cedo e posso curtir esse momento, sinto prazer enorme, assim como ter a minha playlist de músicas tranquilas, parecem que acalmam a minha alma, e também tomar um banho num ambiente gostoso ( instalei uma lâmpada amarela no banheiro) me sinto num spa hahahah
Além de criar uma rotina percebi que eu não tinha atividades que me dessem doses de dopamina, ocitocina e serotonina, esses neurotransmissores fazem com que a gente lide com o stress e a falta deles pode prejudicar muito nossa vida. SE você puder agora começa a pesquisar atividades que gerem esses carinhas ai que eu mencionei.
O que tem me ajudado: tirar o celular, redes sociais e fazer atividades bobas, mas divertidas, fiz um painel dos sonhos para 2025, imprimi várias fotos, cortei colei e pendurei no quarto. Me dediquei por completo nessa atividade, no início vieram pensamentos ruins, sabe ? mas eu foquei na atividade e foi muito legal!
Aliás, recomendo muito andar com um livro, o fato de se concentrar no que está escrito ali te ajuda a não pensar no que está em volta. Essas atividades offlines são ótimas, faça artesanato, aprenda um novo idioma, o Duolingo me ajuda muito porque é como um jogo e eu me divirto com ele.
Essas são as minhas formas de lidar com esse monstro, espero que um dia eu e você estejamos livres finalmente dele. Boa sorte amigos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário