Como fazer sobremesa sem leite condensado ? Blog Nunca Fiz

terça-feira, 14 de junho de 2022

Como fazer sobremesa sem leite condensado ?



Há alguns anos atrás não era comum fazer receitas com leite condensado, hoje esse produto se tornou um dos ingredientes principais para as sobremesas brasileiras.  

O leite condensado foi criado como uma espécie de leite para crianças, nos rótulos ensinavam como preparar a mamadeira, acrescentando água. Na época nos Estados Unidos houve um grande problema com armazenamento do leite e muitas crianças morreram ao tomar um leite estragado, por isso criaram uma forma de aumentar o pazo de validade, acrescentando açúcar. 

Quando trouxeram para o Brasil ninguém fazia receitas com o leite condensado, a verdade é que existiam milhares de tipo de pudins antes mesmo de saberem da existência desse produto industrializado, mesmo assim a empresa teve dificuldade de fazer com que as pessoas usassem seu produto na elaboração das receitas, ao longo do tempo o marketing fez com que o pudim do leite condensado fosse o único, e as outras receitas ficaram como a excessão, começaram a colocar receitas nas embalagens para que o seus clientes usassem no dia a dia. 

A história está bem resumida, mas se você quiser saber mais pode ler o livro " Cozinha de vó" de Mariana weber, é muito bom para entender um pouco mais dessa história de tantas outras receitas que conhecemos tanto. 

E hoje trouxe uma reflexão sobre a nossa cultura, sobre os nossos sabores tradicionais, sobre as receitas de famílias que vieram de toda parte do mundo, quando escolhemos um produto industrializado como esse para criar grande parte das  receitas que comemos hoje parece ser loucura, depender de um único ingrediente, uma única empresa. 

Pesquisei por receitas que acolhem nossos corações, aquelas que nossas avó faziam, que nos deixam saudosos de certa forma e acabei encontrando o leite  creme, uma receita portuguesa que nunca tinha experimentado, mas achei simples de fazer, embora as receitas portuguesas levem muitos ovos, dedici fazer assim mesmo! 

Ingredientes

01 litro de leite gordo 
Cascas de limão ( usei as cascas de 01 limão)
01 pau de canela 
07 colheres de açúcar 
04 colheres de amido de milho
05 gemas 

Como fazer:

Comecei com o leite em uma panela, as cascas do limão e o pau de canela, deixei aquecer , um pouco antes de ferver. Em outra vasilha coloquei as 5 gemas, acrescentei o açúcar e a maizena, com um batedor de arame mexa bem ate tirar todos os gruminhos do amido de milho. 
Agora tenha cuidado pois precisamos juntar as gemas ao leite, isso precisa ser aos poucos para não talhar os ovos, já que o leite está quente. Use uma concha e vá colocando aos poucos e mexendo bem.

Coloque essa mistura no fogo baixo e vá mexendo ate ferver, aguarde mais uns 30 segundos e desligue o fogo, com a mistura ainda quente coloque em vasilhas para servir e deixe esfriar. 

Esse foi o meu resultado, gostei muito do sabor cítrico. 


Para servir pode polvilhar canela ou então açúcar e com um maçarico criar uma crostinha deliciosa.
Queria deixar claro que também gosto das receitas a partir do leite condensado, mas que gostaria que você leitor e apaixonado por comida como eu conhecesse as nossas tradições, como as receitas a partir do milho como curau, pamonha, e essas receitas que costumamos preparar em época de festa junina, lembrar dos bolos simples de maizena, bolo de fubá, ou até a maria- mole. 
E que pudéssemos experimentar outras formas de fazer sobremesas, trazer sabores de outros lugares do mundo até a nossa casa e nossa família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me