Estamos finalizando mais um ano e com isso começamos a pensar nos compromissos que queremos cumprir ou como costumamos dizer as metas de início de ano. Para grande parte da população emagrecer é uma meta daquelas que escrevemos na nossa agenda, criamos datas no calendário e tudo mais, mas o que falta de verdade pra conseguir cumprir essa meta ?
Emagrecer na teoria é bem fácil, mais na prática é bem diferente, durante os 5 anos escrevendo percebi que alguns hábitos me faziam comer tudo aquilo que eu não deveria, por exemplo:
Um dia ruim no trabalho, chegando em casa meu consolo seria algo doce e calórico, uma xícara enorme de café e meu sofá, eu sei que precisamos sentir a tristeza, é uma emoção e não temos que fingir que ela não está aqui, mas o fato de associar uma situação do meu dia com uma alimentação ruim não é certo.
Assim como ter o costume de comer alguma comida diferente nas sextas a noite, que geralmente acabam em pizza, entende como somos programados de alguma forma a descontar na comida ?
Por isso na prática emagrecer é tão difícil, a nutricionista pode me passar uma dieta rigorosa mas se eu não tiver coragem de realiza- lá continuará no papel.
* Quebrar paradigmas, mudar os hábitos que te levam a se alimentar mal.
Alguns problemas de saúde também pode atrapalhar no quesito emagrecer, como a ansiedade por exemplo, que precisamos descobrir a raiz do problema para entender o motivo da compulsão, que é quando simplesmente comemos para preencher alguma falta na vida, ligado ao sentimental. Quando comemos por compulsão, não sentimos o gosto, não tem um prazer em saborear o alimento.
*Tratar doenças e problemas psicológicos que desencadeiam a compulsão alimentar.
Entender o porque do que está fazendo é tão importante quanto ter força de vontade, não sei seu motivo para emagrecer e lutar contra a balança, mas muitos casos podem envolver algo maior que um padrão da sociedade. Mulheres que lutam para perder peso e conseguirem um tratamento adequado para ter um filho, mulheres que lutam contra doenças, problemas de mobilidade, essas são questões das quais valem a pena lutar e se encontrar o motivo certo com certeza consegue chegar ao seu peso ideal.
* Encontrar o motivo certo pra seguir o plano de emagrecimento a risca.
*Focar no seu bem estar e saúde e deixar comentários desagradáveis de lado.
Isso significa que tudo que fazemos tem reação para ficar feliz precisa passar pela tristeza, tudo que fazemos podemos escolher o sofrimento agora ou depois.
Espero que use isso a seu favor, aqui no blog temos tantos posts sobre a vida saudável, como começar, o que comer em cada refeição e também tem um pdf que deixo sempre aqui nos posts sobre marmitas congeladas, sempre indico esse porque uso ele pra estudo do que vou escrever aqui e também para aplicar no dia a dia. O link está AQUI caso tenham interesse.
Beijos e até o próximo post!!
@caroldoblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário