Como fotografar doces para vender ? Técnica para conquistar clientes. Blog Nunca Fiz

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Como fotografar doces para vender ? Técnica para conquistar clientes.

Abriu o Instagram e se deparou com algumas  páginas de docerias com fotos de tirar o fôlego ? A composição da mesa, o ambiente, até a comida parece colaborar, enquanto você não recebe um comentário sobre as suas fotos ou como se seu doce não fosse gostoso apenas por avaliarem a imagem dele ?
Pois é! A imagem de uma comida pode sim passar boas sensações, vontade de comer principalmente, mas também pode causar sentimentos ruins.

Há um bom tempo trabalho com o blog e de lá pra cá estou sempre criando ideias novas e fotografar é algo que faço mesmo sem equipamento e sempre tenho ótimos resultados, por isso hoje vamos conversar um pouco sobre a possibilidade de fotografar doces apenas com o celular e mesmo assim alavancar seu negócio através da internet.Vou te mostrar duas das técnicas que eu uso para facilitar sua vida, vamos lá? 

Começando do início, você tem poucos recursos, apenas um celular e seu produto, seja um bolo ou um simples brigadeiro, como faço para que ele pareça mais gostoso? Como faço para que o cliente veja melho o meu produto? A resposta é Iluminação!

A partir da luz ou da falta dela você consegue passar algum tipo de mensagem, vou te mostrar dois tipos de imagens para que entenda a diferença. 


Nas primeiras fotos a iluminação é mais intensa, essa pode ser por uma janela ou por uma lâmpada que você posiciona próximo do ambiente que vai registrar as fotos. Agora perceba que a imagem mais clara tras também muitas cores alegres, tem cara de festa de aniversário, de doces açucarados mesmo, ja nas outras imagens abaixo temos uma iluminação mais posicionada, agora perceba que a sensação das cores também mudou, na minha visão os doces parecem ter mais qualidade, um chocolate mais caro, menos açúcar e mais caseiro, ou algo único, produção pequena.

Você consegue ver que a iluminação e cores podem passar uma mensagem ? Todas as imagens escolhidas tem algo em comum, poucos elementos decorativos nas fotos, mesmo assim são extremamente profissionais, a dica aqui é Comprar papéis coloridos ou então papel contact na cor de mármore branco, você pode encapar um pedaço de papelão e coloque embaixo dos pratos e potes de doces, assim você não precisa ter uma mesa  incrível, a foto é só um pedacinho, é uma mostra do seu trabalho.

Quais as Técnicas para tirar fotos de doces para vender ? 

1. Faça um cenário: coloque uma mesa próximo a janela para que tenha luz natural
Separe cartolina branca ou colorida para colocar em baixo e dos lados.
Utilize ingredientes da receita para compor o cenário, por exemplo chocolate em pó polvilhado na mesa, ou então algum tipo de utensílio, como alguma colher, espátula, que remeta o mundo da confeitaria. 



Neste outro cenário , foi montado uma mesa de café da tarde, inconscientemente o café ou chá da tarde trás muito aconchego, dias chuvosos ou dias mais friozinhos, essa vontade de se aquecer e comer algo gostoso, um docinho ou bolo quentinho. Então antes de montar o cenário, mesmo simples como eu já mostrei nas fotos anteriores você consegue passar uma mensagem e deixar seu cliente com vontade de provar seu produto.

Técnica 02. Flatlay, esse estilo de fotografia é muito usado pelas blogueiras  para mostrar itens de maquiagem, cabelo e até looks da moda. A ideia é criar um cenário e colocar o celular acima, a visão seria mais ou menos assim : 



Esse estilo precisa de um cenário mais completo, mas não quer dizer ter muitos itens, dá  pra criar temas, por exemplo. Se o docinho for de chocolate que tal usar elementos rosa em volta? uma flor artificial, um granulado colorido em volta uma copo de suco ou limonada rosa ( temos essa receita no nosso site).




 

Eai? Aprendeu alguma coisa comigo hoje ? Se sim comenta aqui e assim posso trazer mais técnicas para fotos, como fazer cardápio digital para você mandar para seu cliente via whatsapp e muito mais.
Não esqueça de me seguir no instagram que lá dou dicas saudáveis e não saudáveis @blognuncafiz 

2 comentários:

About Me