Tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão difícil! Blog Nunca Fiz

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão difícil!


 

Em algum momento da sua vida, uma decisão precisará ser tomada e por mais difícil que seja, será necessário para seguir um novo rumo na sua vida.

Quando somos mais jovens não tomamos decisões, muitas das vezes agimos com impulsividade por conta da nossa imaturidade e ignorância a respeito de como a vida é de verdade. Escolhemos não estudar e levar uma vida aos trancos e barrancos e no final o resultado nem sempre é bom, pois tudo que fazemos tem consequências, assim como uma criança que se empenha para aprender um novo idioma e colhe os frutos no futuro, seja com uma vaga de emprego, com um curso fora do país.

A questão mais importante na hora de tomar uma decisão é analisar o que realmente queremos, e também o que é certo ao se fazer. Vou te dar um exemplo com base na minha experiência: Estou a um tempo procurado uma nova casa para morar, com mais espaço e luz natural, porém entrei em uma encruzilhada, encontrei uma casa próxima ao trabalho, poderia ir a pé, teria finalmente um quintal e uma varanda, mas o valor seria alto a ponto de não sobrar nada, apenas o suficiente para me manter. 

No lugar atual tenho muitos problemas, mas o valor é mais baixo, longe do trabalho, menor, sem varanda, mas tenho uma folga em relação ao dinheiro. O que você faria nessa situação? Qualidade de vida x sobrar dinheiro na conta ? 

Óbvio que eu estava a ponto de assinar o contrato, seria um ano inteiro vivendo dessa forma, e como era o meu sonho ter essas características na casa fiquei muito balançada. Mas como eu tomei essa decisão ? 

* Fazendo as contas de pelo menos 06 meses, da casa atual e da casa que eu queria morar

* Pensei como seria a vida nesse novo lugar x a vida na casa atual

* Procurei saber a motivação para a mudança naquele momento ( pasmem só queria fugir de outras situações emocionais )

Acho que o que me ajudou de verdade foi pensar no futuro, morando um ano em uma casa alugada, ela não seria minha ( e pra mim não seria um problema) porém eu não teria conseguido juntar nenhum dinheiro, se o proprietário quisesse a casa, teria eu que buscar outro lugar. O que queria para os próximos anos ? talvez a escolha certa fosse me preparar para algo que eu realmente queria, porque alugar a casa naquele momento era algo que queria de forma momentânea, sem pensar exatamente no esforço que eu precisaria fazer para obter algo maior.

Na casa atual, teria problemas ainda, porém poderia guardar uma quantia, poderia comprar certas coisas de forma confortável. Daqui 5 anos poderia dar entrada em um carro, poderia fazer uma viagem que eu sempre sonhei, fazer uma faculdade ou algum curso aleatório. 

Naquele momento da decisão fiquei triste porque teria que sacrificar algo por sonhos maiores, esses poderiam me ajudar a evoluir, como no caso do carro, ou de um curso que possibilitaria um salário maior, um novo emprego talvez ? 

Contei a minha história como exemplo, para ficar mais fácil de enxergar a situação como um todo, precisamos nos distanciar para ver o algo a mais, porque as vezes você já está incomodado, mas não sabe exatamente o que fazer. 

Em caso de relacionamentos, você pode fazer o mesmo, essa relação vai te levar ao que você deseja ? Daqui 5 anos o que você pensa estar vivendo ao lado dessa pessoa?

Muitas mulheres sentem que o relacionamento não está como gostaria e se perguntam, será que essa pessoa pode mudar? Será que meu casamento ainda tem solução? Devo ficar e tentar mais um pouco ou devo ir ?

Essas perguntas que nós fazemos quando ainda temos muita confusão em relação ao que estamos vivendo, porém é necessário se distanciar, não fisicamente, mas mentalmente para ver coisas que na emoção não vemos. 

É aqui que você percebe se vale a pena tentar ou realmente ir, no futuro que você sonha e planeja, essa pessoa agrega ? A pessoa te ajuda financeiramente ou te faz viver numa situação escassa ? Se não é financeiramente a ajuda, de onde ela vem ? Do apoio ? está participando do planejamento desse futuro? Em relação aos filhos, está presente como pai ?

Se a sua decisão tem haver com estudos, faça a mesma técnica, se distancie a ponto de enxergar  o problema, porém há coisas importantes que podem te ajudar na tomada de decisão:

1. Não decidir também é uma escolha

2. Estar em dúvida por muito tempo pode fazer com que outras pessoas a sua volta te influenciem ou escolham por você.

3.Escolher é ter maturidade para entender que não podemos ter tudo naquele momento.

Quando era pequena meus pais não deixavam dormir sempre na casa dos meus avós para não dar trabalho, em um dia eles deixaram eu ficar e passei a noite toda brincando com meus primos, assistimos desenhos, comemos chocolate, foi incrível! No outro dia meus pais demoraram para me buscar, eu estranhei, fiquei preocupada. 

Na noite do domingo vieram me buscar, questionei porque não me buscaram após a hora do almoço como de costume, me responderam que foram ao parque fazer caminhada, um outro primo meu foi visitar eles e saíram para andar de bicicleta no parque, tomar sorvete. Lembro como fiquei furiosa, porque não vieram me buscar para irmos ao parque ? 

A resposta era simples! Eu tinha feito a minha escolha. Essa pequena e verídica história sempre passa pela minha cabeça quando tenho que decidir algo, quando escolhemos A, não tem como fazer B também, uma coisa ou outra. 

A decisão difícil vem geralmente com um apego, as vezes sabemos o que temos que fazer, mas há uma relutância da nossa parte, que pode vir com o medo do novo e o conforto do conhecido. Não sei qual é a sua decisão difícil, mas tente ser racional, tenha informações reais, dados, contas e até um planejamento da sua vida, ficar muito tempo remoendo o que deveria ter sido, o que poderia ter feito pode te fazer sofrer. 

Espero que esse post tenha te ajudado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Me