A solução da ansiedade/depressão é mais simples do que imaginamos - Blog Nunca Fiz

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A solução da ansiedade/depressão é mais simples do que imaginamos



Como podemos resolver ou amenizar tantos quadros de depressão e ansiedade? Será que existe uma forma de ajudar pessoas para que não precisem passar por isso ? Os remédios são as únicas opções para essas doenças ? Ou há outros meios de ajudar quem sofre com ansiedade e depressão?

> Vamos separar esse post em várias partes para que a gente entenda as várias vertentes dos problemas e das soluções.

Minha história Resumida: 
Todas essas perguntas passaram pela minha cabeça desde Julho de 2018, passei no psiquiatra e ele disse que eu estava com ansiedade, comecei a tomar a medicação e senti uma melhora, depois descobri que tem dias bons e outros péssimos, é difícil passar por isso. O problema começou a piorar quando minha ansiedade controlava meu corpo, tinha dores no estômago, sentia ânsia de vomito e ai eu comecei a tomar remédio para o estômago, remédio pra dor de cabeça, remédio para enjoou e no fim quase todo dia eu tomava remédios, até que um dia eu disse pra mim que isso não iria mais acontecer, abri minha mochila de trabalho e encontrei 11 caixas de remédios, uma coisa levava a outra. 
Eu tinha apoio e ajuda do meu marido em todos os momentos, mas uma coisa ele tinha razão: " Você é quem vai se curar, se ajudar". Foi ai que guardei os remédios em uma gaveta e disse pra mim que eu ia me curar, só eu tinha esse poder.


A minha solução pode ser a sua: 
Quando passei com o médico psiquiatra, lembro do que ele me dizia sobre ocupar meu tempo. Ele dizia que eu precisava fazer atividades físicas, me alimentar melhor, ter um emprego ( ocupação), ter religião, momentos de lazer e outras coisas que no momento não lembro. 

Agora me diz se isso não parece algo comum e normal da vida de qualquer pessoa ? 
Minha vida estava resumida sim em problemas com a família, o trabalho não me fazia mais feliz, rolava tudo como uma bola de neve e meu tempo era usado para nada, nem pra mim. 
A internet pode parecer a solução para os dias de angústia, a falta de pessoas do seu lado, eu sei que você se sente sozinha (o) na maior parte do tempo, desanimado e infeliz com a vida que tem.
Mas saiba que você pode fazer o que eu fiz, você não quer sair da cama mas vai tentar, vai fazer coisas pequenas como algo que te dê prazer. 
Saia sem compromisso, sem ter um lugar certo para ir, sem levar ninguém porque você é a sua melhor companhia, acorde cedo e vá ouvir os pássaros na sua janela, vá caminhar nem que seja 10 minutos hoje, você vai ficar bem e nada de ruim vai acontecer nesse tempo. Pode repetir a dose todos os dias, pode aumentar o tempo ou arranjar algo pra fazer nesse tempo, talvez uma bicicleta, talvez um passeio com seu cachorro. Isso é incrível! A minha maior alegria é poder passear com um cachorrinho, as vezes pessoas que você nunca viu vão te parar para acariciar o cachorrinho e trocar uma ideia com você.

A socialização!
Quando passamos por dificuldades, seja financeira, emocional ou qualquer coisa do tipo é" normal" ver muitas pessoas desaparecendo da sua vida, amigos, parentes. E ai você se sente sozinho, vejo no facebook muitos grupos onde as pessoas com certos problemas decidem DESABAFAR para o mundo, eu já fiz isso e não me ajudou em nada, muita gente achou ser indireta e tivemos mais tretas. 
Quer desabafar, pegue um lápis e um papel, anote tudo e rasgue o mesmo. 
Agora o momento de socialização é importante mas FORA DA INTERNET, eu também tenho amigos pela internet, mas há momentos que precisamos de vida, tocar, rir, estar perto de pessoas. A socialização é importante! Encontre assuntos em comum, vá fazer cursos gratuitos, oficinas de artesanatos, recreação, esportes para poder se sentir feliz novamente, se sentir vivo.


As crianças dessa geração!

Me diz ai, você tem algum parente/ amigo que tem um bebê e essa criança já usa celular/televisão ou computador, não é ? 
De acordo com a mãe ou o pai o celular acalma a criança para que eles possam fazer algo durante esse tempo, porém ao longo dos anos as crianças fazem birras quando se tira o celular, dependendo da idade nem brincam mais. Você sabia que é necessário ensinar teu filho a ter autonomia e independência ? E sabia que a internet leva seu filho ao lado oposto? Pode pegar crianças e adolescentes, veja o nível de independência deles, o acesso a informação e solução não ajuda de fato, com um clique você tem a solução de vários" problemas" do dia a dia, será que sem a internet eles conseguem resolver essas situações?
Fora a preguiça, as crianças começam a se fechar para o mundo, ela não quer brincar, não quer sair de casa, não quer ver mais as pessoas e se tornam pessoas sozinhas e ai as doenças como depressão batem a porta!

Resumindo o conteúdo de hoje: A solução para essas doenças está em pequenas coisas, se ocupar, trabalhar, estudar e manter a mente a berta para novos aprendizados. 
Socialização, conversar, conviver com pessoas e não se isolar.
Se mexer! Evitar o exagero das tecnologias, espalhar mais atenção as pessoas carne e osso e menos as telas de celulares, ensinar as crianças a fazer tudo com suas próprias mãos e solucionar os seu problemas do dia a dia, ter mais empatia com os outros. E viver! a natureza é maravilhosa e pode sim ser um lugar incrível para recarregar suas forças, ter animais por perto e aprender cuidar de tudo isso.

Me sigam no instagram para mais reflexões @blognuncafiz 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inscreva-se com seu Email

@blognuncafiz

Follow Me